loader image

Serviços

Psiquiatria

As necessidades psiquiátricas de atendimentos preventivos, diagnósticos, tratamentos e reabilitações estão disponibilizadas para rápido acolhimentos dos pacientes e familiares.

As condutas médicas são baseadas nos conhecimentos internacionais atualizados, para obtenção dos melhores e mais rápidos resultados de acordo com a literatura científica usada por profissionais experientes.

Clique no item para ler a sua descrição completa.

A Vida Mental disponibiliza consultas com psiquiatras para avaliação, diagnóstico e havendo necessidade, tratamento de todas as doenças mentais ou desencadeadas por elas. As principais delas são:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Demência
  • Esquizofrenia
  • Dependência química
  • Obesidade
  • Transtornos Mentais
  • Insônia
  • Mudanças no estado de humor
  • Falta de atenção ou indisposição que prejudicam o trabalho e as relações interpessoais
  • Síndrome do Pânico
  • Síndrome de Burnout
 
AGENDE AQUI A SUA AVALIAÇÃO

 

Elaboração e acompanhamento de um programa de tratamento pessoal personalizado, porque cada paciente é único e suas necessidades também.

O Projeto Terapêutico Individual Gerenciado (PTIG) da Vida Mental inclui objetivos, duração e avaliação periódica dos resultados de cada paciente e a revisão diagnóstica do mesmo.

Acreditamos que os programas mais resolutivos são aqueles que incluem a participação ativa do paciente, disponibilidade de familiar para ajudar e a participação de pelo menos mais um profissional. Os profissionais dos programas, além do psiquiatra, geralmente incluem:

  • Psicólogos;
  • Nutricionistas;
  • Terapeutas ocupacionais;
  • Acompanhantes terapêuticos (AT);
  • Assistentes sociais;
  • Neuropsicólogos;
  • Conselheiros e outros.

O Projeto Terapêutico Individual Gerenciado (PTIG) busca os melhores resultados com a aplicação de todos os conhecimentos possíveis na área da psiquiatria. O PTIG é um tratamento intensivo que dá grandes vantagens ao paciente, que pode seguir o projeto com o acompanhamento de outros profissionais ou ter alta médica.

 

AGENDE AQUI A SUA AVALIAÇÃO

 

A cetamina é um medicamento injetável usado no tratamento médico para depressão. A aplicação de cetamina apresenta resultado de melhora mais rápida que outros medicamentos, mesmo em casos crônicos e com ideias de suicídio. Trata muitos dos casos de saúde mental que não tiveram melhora com tratamentos com outros medicamentos. 

Pesquisas têm divulgado seus efeitos terapêuticos sobre o Alzheimer, esquizofrenia, transtorno de pânico, fobia social, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático.

A cetamina tem sido muito recomendada por psiquiatras para tratamento com efeito rápido de algumas condições especiais de depressão, como por exemplo, casos com risco de suicídio e ausência de resultados com remédios tradicionais.

As vias de administração aplicadas na Vida Mental são subcutânea e sublingual.

 
AGENDE AQUI A SUA APLICAÇÃO

 

A aplicação de Botox em psiquiatria é um procedimento médico de tratamento complementar em alguns casos de depressão que não tiveram melhora completa com tratamento medicamentoso. Também pode ser utilizado em casos graves de cefaléia e obesidade associada a sofrimento mental.

Esse tipo de aplicação apresenta evidências científicas de eficácia sobre a melhora da autoestima e de estados emocionais negativos, como no caso da depressão. Os músculos faciais não só expressam, mas modulam estados emocionais pelo feedback facial.

Na Vida Mental, o uso responsável desta prática inovadora em psiquiatria se dá através da profunda avaliação da saúde mental, incluindo o uso de escalas de autoimagem e autoestima.

 
AGENDE AQUI A SUA APLICAÇÃO

 

A neuromodulação é um procedimento médico usado como tratamento complementar ao medicamentoso para pacientes que não apresentam resultados satisfatórios.

A neuromodulação, através da estimulação elétrica cerebral de corrente contínua, é indolor e não invasiva. Ela estimula ou inibe regiões cerebrais, mais especificamente neurotransmissores. É comprovadamente eficaz em casos de depressão, esquizofrenia, TOC, transtornos do espectro autista, sintomas de impulsividade, fibromialgia, dor e zumbido crônicos, transtornos relacionados à memória, consequências do Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros quadros.

A Vida Mental conta com equipamento da MedSupply, o inovador Neurostim tDCS, certificado pela ANVISA para realizar a neuromodulação.

 
AGENDE AQUI O SEU HORÁRIO

 

Assim como na sociedade, os transtornos mentais, como a depressão, a ansiedade e a dependência química, são muito comuns nas empresas, gerando prejuízos de produtividade aos colaboradores.

Investir na prevenção e intervir no início dessas doenças se torna essencial para a qualidade de vida dos profissionais, a redução de absenteísmo, a diminuição dos acidentes de trabalho entre outros complicadores que geram limitações dos funcionários e prejuízos para as empresas.

A Vida Mental oferece protocolos assertivos e econômicos de prevenção de doenças mentais e intervenção precoce através de soluções que são implementadas conjuntamente com as equipes de Recursos Humanos e de Medicina e Segurança do Trabalho das empresas.

 
SOLICITE UM ORÇAMENTO

 

Prestamos esse serviço aos convênios médicos com o objetivo de detectar na rede credenciada para projetos terapêuticos instituições inadequadas e que oneram indevidamente o plano de saúde ou que não respeitem os princípios postulados pela Lei 10.216, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais.

Esse tipo de auditoria é fundamental para verificar se as práticas dos hospitais são baseadas em evidências internacionais e se estão cumprindo a legislação nacional. De acordo com a Lei 10.216, a internação deve ser pelo menor tempo possível, respeitando a gravidade do transtorno e necessidades particulares do paciente.

 
ENTRE EM CONTATO

 

A Vida Mental disponibiliza os principais testes de saúde mental para que você possa se conhecer melhor. São instrumentos sobre dependência de álcool, tabagismo, depressão, ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), demência e outros transtornos mentais. Esses testes foram criados com base em evidências e validados para a população brasileira.

Se você é profissional da saúde, você pode cadastrar seu e-mail e receber as respostas de seu paciente automaticamente, assim poderá avaliar o resultado na consulta.

Se você está buscando informações para saber se apresenta um transtorno mental, é importante que leve os resultados para seu profissional da saúde de referência, para que possam juntos interpretar o resultado.

Vale ressaltar que o teste não é diagnóstico e não exclui avaliação com profissional especialista. Independente do score e da classificação dos resultados, se você está em sofrimento ou com qualquer dúvida sobre sua saúde mental, procure um profissional da saúde para uma avaliação!

Para iniciar o teste preencha as informações abaixo

    Telefone


    As necessidades de atendimentos das demandas preventivas, diagnósticas, tratamentos e reabilitações de crianças e adolescentes em temáticas de aprendizagem, humor, ansiedade, comportamentos e desenvolvimento psicomotor são atendidas, objetivando não interromper os estudos e obtenção de resultados rápidos.

     
    AGENDE A SUA AVALIAÇÃO

     

    Psiquiatria Forense

    Processos judiciais envolvendo pessoas com depressão, transtorno afetivo bipolar, dependência química, demência, transtornos mentais na prática cotidiana, entre outros quadros da saúde mental, muitas vezes necessitam do auxílio de profissionais da saúde para tomadas de decisões.

    O médico psiquiatra forense está apto para realizar perícias e prestar assistência técnica que podem ser determinantes nesses processos judiciais. A perícia é realizada com o objetivo de esclarecer uma questão de interesse da Justiça, seja em processos cíveis, criminais, trabalhistas, previdenciários e administrativos.

    Já o assistente técnico é aquele profissional especializado contratado pelas partes de um processo, que auxilia advogados e juízes, através de avaliações e de seus pareceres técnicos. Ele realizará o exame psiquiátrico forense e elaborará um parecer para determinar a sanidade mental e o grau dessa sanidade da pessoa avaliada.

    Avaliações psiquiátricas forenses ocorrem a pedido dos operadores do direito ou da própria pessoa interessada na avaliação. A avaliação consiste em entrevista médica, exames físicos, laboratoriais, de imagem e aplicação de testes.

    Na entrevista, buscam-se informações de todo o histórico de vida da pessoa avaliada e especialmente como estava sua saúde mental no exato momento de interesse da perícia. Em casos criminais, por exemplo, normalmente se faz a avaliação sobre um estado mental anterior ao momento da avaliação pericial.

    No final da avaliação psiquiátrica forense, o médico poderá esclarecer se: a pessoa avaliada apresenta doença mental no momento atual ou anterior ao crime; em tendo doença mental, o quanto afeta ou não as cognições, sentimentos e comportamentos da pessoa, de acordo com o que está nas leis vigentes penais, cíveis, trabalhistas, previdenciárias e do direito de família.

    As partes judiciais envolvidas no caso (juiz, promotor, defensor e outras) geralmente elaboram perguntas para que os psiquiatras forenses respondam e esclareçam. Assim os médicos psiquiatras forenses atuam na justiça esclarecendo dúvidas dos operadores do direito em relação a sanidade, saúde ou doença mental de uma pessoa em determinado momento e, em caso de doença, como ela influencia a pessoa em relação às leis.

    • Direito Cível: casos de interdição, alienação parental, levantamento de interdição e verificação da capacidade testamentária.
    • Direito Previdenciário: casos de aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez, solicitação de afastamento do trabalho em decorrência de transtorno mental e solicitação de outros benefícios, como da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
    • Direito Trabalhista: ações judiciais pleiteando indenização por danos morais e psíquicos na Justiça do Trabalho em decorrência de acidentes e doenças ocupacionais.
    • Direito Criminal: análise se o acusado de um crime tinha no momento do ato o entendimento de seu caráter ilícito e, a partir disso, realizar a avaliação da sua sanidade mental.

    A Vida Mental oferece assistência técnica com profissionais altamente capacitados, com experiência na área, tendo como base a ética e produções técnicas de qualidade.

    Psicologia

    Clique no item para ler a sua descrição completa.

    Na terapia, o psicólogo irá compreender, analisar e intervir diante das queixas do paciente, com o objetivo de promover a solução de seus problemas e ajudar na sua saúde mental.

    Durante a psicoterapia, o psicólogo utiliza técnicas para realizar a avaliação psicológica, diagnóstico, orientação, promoção do autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades, mudanças cognitivas e comportamentais, entre outros.

    A psicoterapia pode ser de forma individual, casal, familiar ou mesmo em grupo. Atendemos crianças, adolescentes, adultos e idosos, respeitando as particularidades de cada faixa etária.

    Demandas comuns da psicoterapia são: estresse, ansiedade, depressão, luto, dificuldades em relacionamento, dificuldades no trabalho, dificuldades no gerenciamento do tempo, dificuldades escolares, uso de drogas, entre outras. Qualquer tipo de sofrimento é acolhido pela psicóloga e trabalhado na psicoterapia, tornando o indivíduo mais autônomo para suas escolhas e atitudes.

    Nessa abordagem teórica, compreende-se que a cognição do indivíduo determina suas emoções e comportamentos. Assim, entende-se a forma como uma pessoa irá se sentir e se comportar diante de uma situação.

    Na terapia cognitivo-comportamental, a psicóloga irá aplicar técnicas para que a pessoa possa conhecer a forma como pensa, suas crenças e como elas impactam sua vida. Para a solução do sofrimento psíquico, a intervenção envolve estratégias para a modificação de crenças.

    A TCC apresenta evidências científicas de eficácia no tratamento de questões emocionais e de quadros de transtornos mentais, como ansiedade, depressão, esquizofrenia, dependência química, entre outros.

     
    AGENDE AQUI A SUA TERAPIA

     

    Pacientes

    Angústia, paralisação, falta de perspectiva de dias melhores e forças para sair de situações ruins, comportamentos que a pessoa sabe serem inadequados, mas não consegue corrigir, são bons motivos para se procurar a ajuda de um psicólogo.

    Somente esse profissional poderá ajudar a tratar os problemas psicológicos e emocionais e diminuir esses sentimentos que estão prejudicando a vida do paciente. A cada sessão de terapia, o psicólogo tenta entender o paciente, seu comportamento e como ele age frente aos problemas e mudanças que deseja realizar.

    São feitas orientações psicológicas sobre o problema de cada paciente. Os principais problemas apresentados são: dependência química, sexualidade, obesidade, orientação para famílias, estresse, ansiedade, depressão, ajuda para parar de fumar.

    Para tratar esses problemas sem precisar sair de casa ou se deslocar do trabalho, por exemplo, a Vida Mental disponibiliza o atendimento online. Entre em contato e veja como funciona.

    Psicólogos

    A Vida Mental oferece aos psicólogos a possibilidade de atenderem online através deste site, mediante prévia entrevista e aprovação pela psicóloga responsável.

     
    AGENDE AQUI A SUA CONSULTA

     

    A Avaliação Psicológica é um processo realizado por um psicólogo para fazer um “retrato” de como o indivíduo está no momento da avaliação, oferecendo dados tanto quantitativos como qualitativos. Para tanto, são realizadas entrevistas e testes psicológicos. São considerados os seguintes pontos na Avaliação Psicológica:
    • Personalidade;
    • Estresse;
    • Habilidades sociais;
    • Orientação profissional;
    • Inteligência;
    • Psicomotricidade;
    • Funções cognitivas como memória, atenção, aprendizagem, linguagem, resolução de problemas, capacidade de planejamento, capacidade de organização, raciocínios abstrato e lógico, organização e coordenação visual espacial;
    • Psicodiagnóstico de transtornos como TDAH, ansiedade, depressão, dislexia, demência entre outros.
    A Avaliação Psicológica pode ser importante para o rastreio e diagnóstico diferencial de transtornos mentais, verificar características preponderantes, classificar o nível, intensidade ou grau de uma característica, monitoramento de características para verificar se persistem, aumentam ou remitem; além de oferecer bases para intervenções. A Equipe de Psicologia do Vida Mental oferece o serviço de Avaliação Psicológica, garantindo atendimento humano e de qualidade.
    AGENDE AQUI A SUA AVALIAÇÃO
     

    Nutrologia

    Emagrecer é muito mais que perder peso! Não é o número da balança que diz se você está saudável ou não, são as suas escolhas de vida. Para algumas pessoas, essas escolhas não são fáceis. São hábitos intrínsecos há muito tempo e que são difíceis de mudar. Por isso, o nosso trabalho é aliado ao seu psicológico para te ajudar a ter comportamentos melhores quando o assunto é a alimentação. Seu prazer será se sentir bem com o seu próprio corpo, com sua aparência, com sua saúde, com sua alimentação, trazendo mais segurança e motivação para enfrentar o mundo!

    Você irá sentir-se confortável em situações que há muito tempo geram incômodo: festas, restaurantes, encontros, academia. Tudo ficará muito mais fácil de se lidar!

    Curso Ame Emagrecer

    O Curso AME Emagrecer traz conteúdos dinâmicos que irão prender sua atenção! Você é absolutamente capaz de seguir as nossas dicas!

    Esse curso foi desenvolvido para as pessoas que têm a rotina acelerada. Com módulos curtos, você irá aprender e poderá aplicar as dicas para obter resultados imediatos e reais. É muito rápido e satisfatório.

    E mais! Tudo o que você ler no AME Emagrecer é baseado nas mais recentes pesquisas científicas, que mostram toda a eficácia das estratégias que são ensinadas de um jeito super atraente! É ciência na prática!

    Os professores são especialistas em saúde e já testaram a metodologia na prática. Tanto o médico nutrólogo Hewdy Lobo quanto a psicóloga Ana Carolina já viveram na pele a importância da mudança de hábitos para uma vida mais feliz e saudável. Vamos experimentar?

    Injetáveis

    Uma parcela dos pacientes atendidos em psiquiatria e nutrologia precisam usar medicamentos injetáveis por alguns motivos como: obtenção de resultados mais rápidos, prevenir efeitos colaterais gastrointestinais e por não conseguirem lembrar-se adequadamente.

    Objetivando atender esta parcela de pacientes nas unidades da Vida Mental foi disponibilizada esta modalidade de tratamento com a segurança necessária.

    Eletroencefalograma

    Existem queixas e adoecimentos emocionais, comportamentais e cognitivos que precisam de avaliação por Eletroencefalograma, para que os médicos decidam quais os melhores tratamentos. 

    As unidades da Vida Mental possuem equipamento moderno para realização deste exame, que tem a vantagem do paciente e seus familiares saberem do resultado de forma mais rápida, do que se tivesse feito em local.

    Alguns planos de saúde possuem convênio para realização deste exame nas nossas unidades.

    Bioimpedância

    As avaliações em nutrologia são realizadas por consultas, solicitações de exames laboratoriais e de imagem.

    Tem uma parcela dos pacientes, que precisam realizar Bioimpedância para avaliação da composição corporal de água, gordura, músculos e outros componentes facilitando os médicos realizarem diagnósticos e programas de tratamento.

    As unidades da Vida Mental possuem Bioimpedância e tem convênio para realização por alguns planos de saúde.

    Teste Online